Brasília / DF - terça-feira, 07 de maio de 2024

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pequenos ou o próprio pediatra se desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o andamento da consulta.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, mamãe, possa aproveitar melhor seu tempo.
O que é uma consulta pediátrica?
Consultar um pediatra significa obter informações a respeito da saúde de seu bebê. Procure organizar suas dúvidas e questões sob a forma de itens em uma lista de forma a não esquecer de nada, e também otimizar a consulta. A Pediatria não é uma especialidade destinada somente a cuidar de doenças, longe disso. A função do pediatra atual é principalmente promover a saúde. Sendo assim, explore seu pediatra sobre temas do cotidiano e assuntos em geral, transpondo os limites da doença.
Horário:
Evite chegar atrasado. Caso ainda não conheça a clínica, acesse nossa página contato, no menu e programe seu itinerário. Programe-se para chegar com 30 min de antecedência, principalmente em dias de semana, na primeira consulta e em consultas de recém-nascido, que gastam mais tempo para serem arrumados, estando sujeitos a mais imprevistos. Caso fique impossibilitado de comparecer à consulta avise assim que possível, permitindo assim que outros pacientes, que possam estar necessitando de um encaixe sejam atendidos.

Acompanhantes:
Consultório de pediatra é igual coração de mãe: sempre cabe mais um!! Não nos importamos em ter o consultório cheio, desde que tenha espaço. Afinal, quanto mais gente souber como cuidar das nossas crianças, melhor pra elas! São muito bem vindos: mamãe, papai, avós, babás, tios, padrinhos e madrinas, etc.
 
Cronologia
Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

Medicação
Anote todos os medicamentos que seu bebê toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve dodói, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Comportamento:
Sabemos que os pequenos são cheios de energia, e querem brincar a todo momento. Mesmo assim, procure mantê-los comportados durante a consulta. A agitação demasiada pode tirar o foco da consulta e prejudicar seu andamento.

Exames:
  Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. Assim, o pediatra pode ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.